Pular para o conteúdo principal

Morre aos 93 anos, o ícone da televisão brasileira, Silvio Santos

   Morre aos 93 anos, o ícone da televisão brasileira, Silvio Santos


Troféu Imprensa - Crédito: Moacyr dos Santos SBT (1930-2024)

Morre o maior ícone da televisão brasileira, Silvio Santos, neste sábado, dia 17 de agosto de 2024, aos 93 anos de idade.  A causa de sua morte foi uma Broncopneumonia causado após uma infecção por Influenza (H1N1). Por fonte da assessoria o apresentador foi internado no Hospital Arbert Stein, no dia 01 de agosto. Falece nesta madrugada às 04:50, deixando a esposa Íris Abravanel, 6 filhas e netos, além de muitos amigos queridos, milhares de fãs e admiradores.


Sua Majestade O Ibope - Crédito: Moacyr dos Santos SBT


Sobre o estado de Silvio Santos e seu agravamento para a broncopneumonia, foi o avanço da idade. Afirma o médico Gustavo Prado para a CNN.


A trajetória de Silvio Santos


Senor Abravanel, um abnegado em levar alegria ao povo brasileiro, um visionário das comunicações no Brasil, cuja marca registrada em mais de 75 anos de carreira foi simplesmente o seu sorriso: contagiante e inigualável.


Nascido na Travessa Bem-Te-Vi, dentro da histórica Vila Rui Barbosa, bairro da Lapa, no centro da cidade do Rio de Janeiro, veio ao mundo em 12 de dezembro de 1930, filho de Rebeca e Alberto, tendo 5 irmãos: Beatriz, Leon, Perla, Henrique e Sara. Uma família de classe média com ascendentes gregos e turcos. Dentre seus antepassados está Judah Abravanel, um dos fundadores do Império Otomano, avô de Don Isaac Abravanel, líder judaico que administrou a economia espanhola no reinado de Isabel e Fernando.


Ainda na adolescência, começou a vender utensílios nas ruas da capital fluminense para complementar a renda da família e frequentar as salas de cinema, sua atividade predileta. Em 1948, após ter sua mercadoria apreendida, é indicado para participar de um concurso de formação de novos locutores na Rádio Guanabara, sendo o vencedor. Ele inicia sua trajetória na comunicação, apesar de não permanecer na emissora, pois o comércio ambulante à época lhe trazia mais lucratividade. No mesmo ano, após a formação do segundo grau técnico em contabilidade, ingressa na primeira turma de cadetes da Escola Militar de Paraquedismo do Exército e, no ano seguinte retorna definitivamente ao rádio, tendo trabalhado nas rádios cariocas MauáTupi e Continental, já adotando o nome artístico de Silvio Santos, uma inspiração vinda de sua mãe, que sempre o chamou de Silvio.


Show de Calouros - Crédito: João Batista da Silva SBT 


Na virada da década de 40 para 50, sempre com uma visão empreendedora de um vendedor nato, Silvio decide criar um comércio de bebidas, shows e bingo na Barca da Cantareira, que atravessava a cidade do Rio de Janeiro a Niterói. O sucesso foi imediato, e as pessoas aderiram aos bingos, e a revista “Brincadeiras Para Você” criada por Silvio como complemento ao entretenimento. Contudo, com a quebra da barca e sua permanência no estaleiro da Praça Mauá, região central do Rio, o negócio ficou à deriva, obrigando Silvio a se reinventar. Foi então que, em 1954, chega em São Paulo num momento de festa, quando a cidade comemorava o quarto centenário e a inauguração do Parque do Ibirapuera, símbolo turístico da capital cosmopolita.


Com uma carta de referência de Fernando de Nóbrega, irmão de Manoel de Nóbrega, participa de um teste e, aprovado, é contratado pela Rádio Nacional como locutor comercial de programas, sendo um de seus principais o Programa Manoel de Nóbrega.


Boa Noite Cinderela - Moacyr dos Santos SBT


Manoel e Silvio se afeiçoam logo de cara, surgindo fortes laços fraternos, e com a grandiosidade de seu talento, torna-se um fenômeno da rádio paulistana, tendo participado de diversos programas e conquistado prêmios como revelação do ano. No ano seguinte, as Organizações Victor Costa adquirem a TV Paulista (Canal 5) e Silvio começa a fazer participações na televisão em Teledrama, um programa que apresentava teleteatros ao vivo, além de manter-se como locutor.


Participando da programação do Canal 5, em 1957 Silvio comanda seu primeiro programa: Audições, com os principais maestros e orquestras da época além de cantores de rádio se apresentando ao vivo, em exibição simultânea da TV com a Rádio Nacional. A partir daí a televisão tornou-se a primeira casa de Silvio, tendo comandado inúmeras atrações em diversos gêneros como Quando Maestros Se Encontram, O Grande Espetáculo (ao lado de Cacilda Lanuza), Hit Parade, que fora um grande sucesso na ocasião, Brincadeiras Figalda, e Um Nome de Mulher.


Programa Silvio Santos - Crédito: Roberto Nemanis SBT


Empreendedor por excelência, no natal de 1958 oferece-se para auxiliar Manoel de Nóbrega com sua empresa – Baú da Felicidade – e observa, com a peculiar visão para os negócios, que ali havia uma grande oportunidade, fazendo com que o Baú, que passava por uma crise, se recuperasse e transformasse no primeiro sistema de compras por carnê para brinquedos e utensílios domésticos, e não apenas para tecidos ou cestas de natal, como era a praxe da época. Em 1959, decide então fundar sua primeira empresa, denominada apenas com seu nome, dando início a sua pujante trajetória empresarial.


Em 1960, com o intuito de alavancar as vendas do Carnê do Baú, produz seu primeiro programa autoral: Vamos Brincar de Forca, uma pueril gincana onde todo mundo que participasse ganhava prêmios. Com o sucesso do “Forca”, outros games vieram em seguida como Ganhando e ApostandoBolada Fik Forte, e um formato que perdura na TV: Pra Ganhar é Só Rodar, com o pitoresco pião giratório. A verve televisiva o desperta novamente para uma atitude vanguardista, e em 1962 funda a Publicidade Silvio Santos, sua primeira empresa de produção para televisão, organizadora de suas atrações.


Em 1963, a convite do diretor artístico da TV Paulista, Paulo de Grammont, inova e torna-se o primeiro grande produtor independente da TV, locando espaço dominical na programação da estação, estreando no dia 02 de junho o Programa Silvio Santos, que além de um programa de televisão, tornou-se um hábito na vida de todos os brasileiros que se acostumaram a reunir-se em frente à TV para passarem juntos um domingo alegre, de alto astral, e com muita diversão, acompanhando Silvio e seus convidados nos 60 anos ininterruptos no ar. Dentre as atrações dentro do Programa Silvio Santos, destacam-se no primeiro ano o seu primeiro programa de calouros Cuidado com a Buzina; a divertida gincana musical Pergunte e Dance; e o game Ganhando e Apostando que migrava do horário noturno para o domingo.


Silvio Santos - Foto Lourival Ribeiro SBT 


No ano seguinte, Silvio traz mais um feito inédito: aluga horário na programação da TV Tupi para a condução de programas, sendo inicialmente aos sábados à tarde, e posteriormente no horário nobre noturno semanal. Estreia o Festival da Casa Própria e pela primeira vez, um programa de TV entregava semanalmente um automóvel e uma casa através de sorteios por carnê.


Na década de 60, destacam-se dentro do Programa Silvio Santos dominical: Tribunal de SucessosCorrida da Bola BrancaRainha por um DiaRodada de OuroCasais na BerlindaMúsica e AlegriaJogo do Diga DigaOs Galãs Cantam e Dançam aos DomingosEssas CriançasCasamento na TV, e no Programa Silvio Santos noturno, da TV Tupi, o destaque foi Cidade Contra Cidade.


Em 1964 o controle da TV Paulista é entregue ao Grupo Globo, que inaugura no ano seguinte a TV Globo no Rio de Janeiro, e Silvio aumenta o tempo de seu programa, chegando à nove horas de duração em 1969, quando também passa a ser apresentado em outros estados como alavanca para a formação da Rede Globo.. A salutar atuação empresarial faz com que as empresas do então denominado Grupo BF Utilidades gerassem à época mais de 10 mil empregos através dos setores comercial, industrial, financeiro, construtor, e de comunicações.


Família Abravanel - Foto Rogério Pallatta SBT 


Com a chegada da década de 70, a inovação, o talento empresarial e artístico, e a admiração do povo brasileiro, fazem Silvio conquistar novos espaços com a expansão de negócios, criando em 1972 o Grupo Silvio Santos, a holding controladora responsável pela gestão de mais de 30 empresas. No ano seguinte, monta seu primeiro polo de produção independente, o Centro de Produção Vila Guilherme, dando início às atividades dos Estúdios Silvio Santos, que produziam os programas de Silvio (e outros) para várias emissoras.


Nos anos 70, explode em audiência atingindo 100% de televisores ligados em inúmeras ocasiões, despertando a curiosidade de emissoras de TV do mundo todo, sendo tema de documentários. Nesta época, destacam-se no Programa Silvio Santos tanto aos domingos, na Globo quanto durante a semana, na Tupi: Poço dos Milhões, Silvio Santos Show de Gala, Disco de Ouro, Sua Majestade o Ibope, Vestibular do Amor, Show de Talentos Anônimos, Arrisca Tudo, Show do Gongo, Ela Disse Ele Disse, Quem Sabe Mais o Homem ou a Mulher, Boa Noite Cinderela, Silvio Santos Diferente, Só Compra Quem Tem, Show da Loteria Esportiva, A Festa do Sino e Sinos de Belém. Em 1972, o Sua Majestade o Ibope, exibido dentro do Programa Silvio Santos semanal pela Tupi, passa a ser apresentado em cores.


Em dezembro de 1975, Silvio conquista a concessão de seu primeiro canal de televisão, colocando no ar em 14 de maio de 1976 a TV Studios Silvio Santos – TVS Rio – que serviu como embrião para sua sonhada rede de televisão. Em julho, deixa a TV Globo, onde era apresentado regularmente em preto e branco, estreando o dominical em cores na Tupi. Ao mesmo tempo, deixa de fazer programas noturnos durante a semana. Uma nova leva de atrações conquistam sucesso absoluto de audiência: Show de Calouros, Domingo no Parque, Qual é a Música e Namoro na TV.


Festa do SBT - Foto Lourival Ribeiro SBT 


Em 1981, em um investimento milionário e uma incrível capacidade de renovação, graças à sólida força de atuação do Grupo Silvio Santos, de norte a sul do país, Silvio conquista a concessão do extinto canal 4 de São Paulo e inaugura o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, e a emissora entra no ar no exato momento da assinatura com o Ministro das Comunicações, mais um feito mundialmente inédito até então. Já no primeiro dia, alcança a vice-liderança de audiência, tendo conquistado o público de imediato. Destacam-se nos anos 80 os programas Câmera IndiscretaO Preço CertoCinderelaO Dia que Você NasceuShow de PrêmiosPorta da EsperançaRoletrando e Tudo por Dinheiro.


Em 1988, a consciência de fazer algo pelo país o leva a querer entrar para a política, com a genuína intenção de se doar à população, primeiro concorrendo à Prefeitura de São Paulo (o que não se concretizou), e no ano seguinte, à Presidência da República, tendo sua candidatura interrompida pelo TSE.


Arrisca Tudo - Crédito: Moacyr dos Santos SBT 


Seus recordes mundiais já estavam em voga no início dos anos 90, entrando para a edição brasileira do Guiness Book – O Livro dos Recordes, em 1993 e 1995.


Em 1996 Silvio comemora os 15 anos do SBT com a inauguração oficial de sua nova casa, o Complexo Anhanguera, e mesmo com mais de 40 anos de atividades na TV, mantém-se moderno e atualizado, renovando sua programação na década com: Topa Tudo por DinheiroSorteio da Tele SenaTentaçãoQuer Namorar ComigoEm Nome do AmorHot Hot HotSe Rolar RolouGol Show Xaveco.


Show do Milhão - Crédito: Roberto Nemanis SBT 


Os anos 2000 trouxeram momentos intensos no âmbito pessoal, tendo sofrido um sequestro com sua filha Patricia e posteriormente mantido refém em sua residência, mas com sua força descomunal e muita fé, deu a volta por cima e fez sucesso com Show do MilhãoCasa dos ArtistasSete e Meio, Topa ou Não Topa, O Grande PerdedorRoda a Roda, e em 2008 reúne todas as atrações dos mais de 60 anos de carreira no Novo Programa Silvio Santos.


A década de 2010 inicia com um momento difícil nos negócios, em decorrência do Banco Panamericano, mas sem deixar a tristeza pairar, sua capacidade resiliente, baseada na honestidade na simplicidade, faz com que encontre a solução colocando seu patrimônio como garantia. Seu programa dominical se moderniza, com sucesso absoluto nos quadros: Câmeras EscondidasOs Velhinhos se DivertemJogo dos PontinhosVale TudoNada Além de Um MinutoNão Erre a LetraConcurso de Novos HumoristasConcurso de PiadasPara ou ContinuaJogo das Três PistasBolsa Família, entre outros.


A tranquilidade com que sempre lidou com os percalços do dia-a-dia fizeram com que Silvio Santos não se abatesse diante de grandes tempestades: enfrentou três incêndios em seus estúdios, em 1969 no prédio da TV Paulista/TV Globo São Paulo, em 1972 na Vila Guilherme e em 1978 no Teatro Manoel de Nóbrega, além de inundações na sede do SBT na Vila Guilherme. Essa mesma simplicidade, aliada ao carisma e talento do animador, permitiram que em nenhum momento parasse de trabalhar ou permanecesse fora do ar, comandando programas ora de uma garagem improvisada, ora em um ginásio emprestado.


Silvio Santos - Crédito: José Sagioma SBT


Silvio Santos é um dos criadores da TV brasileira tal qual a conhecemos hoje, foi ele quem pavimentou a estrada por onde percorrem hoje grandes animadores, alguns deles, ícones da televisão que aprenderam com Silvio a arte da comunicação como Gugu Liberato, Mara Maravilha, Celso Portiolli, Eliana, Maisa, entre outros. Sua visão à frente de seu tempo, trouxe investimentos que outrora parecessem ilógicos aos olhos da época, e que hoje perduram na normalidade como programas interativos, reality shows de confinamento, novelas importadas, entre outros formatos. É de Silvio Santos algumas iniciativas que hoje são premissa no telejornalismo brasileiro como a informalidade, a figura do âncora, a condução de reportagens no estilo câmera-repórter, apresentadores comandando telejornais em pé, e jornalismo na madrugada. Foi uma ideia de Silvio Santos trazer a narração esportiva feminina para a TV. É também uma visão sua implantar uma programação infantil amplificada para formar telespectadores.


Em 2020 a pandemia o impediu de estar nos estúdios, porém, com respeito ao seu público, reprisou os melhores momentos do Programa Silvio Santos. Neste período não parou, e antenado às novidades, buscou novos projetos e adquiriu programas do mundo todo para que os telespectadores do SBT tivessem sempre novas atrações no ar. Logo voltou ao palco, com o pique de sempre, trazendo inovações para seu programa. Patrícia Abravanel passa a dividir o comando do dominical com o pai, sem jamais deixar de honrar o legado do animador.


Silvio tem Cintia e Silvia, de seu primeiro casamento com Aparecida Honória Vieira Abravanel; e DanielaPatriciaRebeca e Renata, de seu segundo casamento com Iris Pássaro Abravanel. Seja à frente da TV, apresentando programas (como Silvia, Patrícia e Rebeca) ou no Grupo Silvio Santos como Cintia, Daniela e Renata, Silvio soube orientá-las no caminho da honestidade e da simplicidade, passando para as filhas seu DNA de trabalho, persistência e boa vontade; assim como ver seus netos crescendo e fazendo sucesso, como Tiago Abravanel, além de ter montado um grande grupo que administra com sucesso, um pool de companhias admiradas e atuantes nos mais diversos ramos de negócios como Jequiti CosméticosLiderança CapitalizaçãoSisan Empreendimentos ImobiliáriosSBT – Sistema Brasileiro de TelevisãoHotel Jequitimar Simba Content e SS Participações, tendo mais de 3000 colaboradores em 5 estados; e, principalmente, 200 milhões de brasileiros a quem chama de “colegas de trabalho”, que veem Silvio como uma agradável visita que por mais de 75 anos adentra em seus lares através do rádio e da TV, com sorriso aberto e verdadeiro do maior comunicador de TV do mundo.


TENTAÇÃO - Crédito: SBT IMAGENS 


Senor Abravanel nos deixou, e sua ausência física trará imensa lacuna para todos que o conheceram e trabalharam com ele, seja pelo bom humor, pela simpatia, pela simplicidade, ou pela austeridade no comando dos negócios, primando sempre pela honestidade e justiça, pilares que continuarão a ser premissas no norteio das tomadas de decisão e condução das empresas; mas Silvio Santos é eterno, estará sempre presente em qualquer lar brasileiro, numa simples imitação de sua divertida gargalhada, seus marcantes trejeitos, sua perfeita dicção, sua inconfundível voz, suas marchinhas que tanto gostava de cantar, ou apenas em uma foto ou um vídeo apresentado em qualquer tela, que de imediato farão “sorrir e cantar” a qualquer um que se lembrar do “patrão” e num rompante de alegria perguntar “quem quer dinheiro?” a quem estiver do lado, ou tentar dobrar um aviãozinho para unicamente mantê-lo na memória.


Silvio Santos será sempre inerente à TV brasileira, e permeará as próximas gerações através de seu legado perpétuo para o maior veículo de comunicação de massa do mundo, afinal, existe um pouco de Silvio Santos em cada brasileiro, que luta, que persevera, que se levanta com um sorriso no rosto e a vontade de vencer, que inventa e se reinventa a cada dia, em sua intrínseca honestidade, na esperança de uma vida melhor, cientes que Deus nos ampara e nos fortalece.


PROGRAMA SILVIO SANTOS - Crédito: ROBERTO NEMANIS SBT 
Silvio Santos interage com sua plateia - Foto Lourival Ribeiro SBT 
Silvio Santos Anos 60 - Acervo SBT 
Programa Silvio Santos Anos 60 - Foto Moacyr dos Santos SBT
Música e Alegria 1965 - Acervo SBT 
Miss Rio de Janeiro - Crédito: Francisco Rosa SBT 
Festival da Casa Própria - Crédito: Tobias Vaclav SBT 
Corrida da Bola Branca 1965 - Acervo SBT 



CARTA FAMÍLIA ABRAVANEL

 

Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.

 

Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.

 

Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.

 

Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.

 

Com muito carinho e respeito a todos vocês,

 

Família Abravanel


Fonte: Fernando Ahuvia/SBT


Comentários

MERECE SUA ATENÇÃO

Brasileiros levam arte contemporânea à histórica Estació del Nord em Valência

Premiadíssimos no Brasil, os artistas Edval Pessoa e Paulo Tosta estão levando o talento nacional à Europa. Durante todo o mês de outubro, eles apresentam suas obras na exposição “Curvas em Movimento” , instalada na icônica Estació del Nord , em Valência , Espanha — um dos marcos arquitetônicos mais emblemáticos do início do século XX. Inaugurada em 1917 e projetada por Demetrio Ribes Marco , a estação é um exemplo notável do estilo modernista , mesclando influências do Art Nouveau e da Secessão de Viena . Sua fachada é adornada com elementos da cultura valenciana, como laranjeiras , barracas tradicionais , trajes típicos e cornucópias repletas de frutos locais . No interior, onde a mostra brasileira ocupa uma sala de vidro, mosaicos de cerâmica coloridos retratam danças regionais, flora e fauna, celebrando a tradição cerâmica da cidade. Localizada no coração de Valência — ao lado da Plaza de Toros e a poucos metros da prefeitura — a Estació del Nord oferece o cenário perfei...

Artista ítalo-brasileira participará da Bienal de Arte de Florença

A artista ítalo-brasileira Roberta Rech foi selecionada para expor seus quadros na “XV Biennale Internazionale d'Arte Contemporanea e Design di Firenze”, também conhecida como Bienal de Florença, uma das maiores exposições de arte do mundo, que será realizada na Itália, de 18 a 26 de outubro, reunindo representantes de 84 países, e promovida pela União Europeia, UNESCO, Ministério da Cultura da Itália, Região da Toscana e Prefeitura de Florença. Nascida em Porto Alegre, em 1999, Roberta é cidadã italo-brasileira e reside em Roma, onde desenvolve sua pesquisa artística e cursa mestrado na Università La Sapienza di Roma. “Uso a pintura como uma alternativa à realidade. A androgenia dos corpos, junto aos elementos irreais das telas, é um convite para uma imersão imaginária e alternativa de tudo que conhecemos na normatividade da vida”, define a artista. Seu talento para a pintura teve início em 2020, durante a pandemia de Covid-19. O isolamento social e as incertezas sobre o futuro fo...

Fronteiras Coloridas: A Arte da Amizade Brasil-Alemanha

  A exposição “CORES DA AMIZADE” será realizada na Alemanha, celebrando os 200 anos de imigração alemã no Brasil, no Museu Hunsrück, em Simmern. Com curadoria de Sandra Setti, a mostra contará com 16 artistas brasileiros e 17 artistas alemães, cada um trazendo uma perspectiva única sobre a temática cultural compartilhada entre os dois países. Após o vernissage no dia 27 de outubro, a exposição estará aberta ao público até 10 de novembro, oferecendo visitação gratuita. As obras incluirão diversas correntes artísticas, como naif, fauvista, realista, construtivista e expressionista, refletindo uma configuração contemporânea. A seleção dos artistas brasileiros foi feita com base em suas temáticas, tendências e estilos, permitindo uma apresentação diversificada da cultura brasileira. Essa combinação promete enriquecer a experiência dos visitantes, destacando a importância da conexão cultural entre Brasil e Alemanha. Entre os participantes brasileiros estão: Adelio Sarro, Alice Vilhe...

Inauguração da Marcelo Neves Art Gallery

  Construir, criar e ser capaz de traduzir um desejo é uma  arte ! E ficou linda a  fachada  que a nova galeria de Marcelo Neves apresentou ontem, em noite de vernissage, para seus convidados. O destaque em meio a sua tradicional logomarca é a arte produzida por Branw. Um grafite alegre, colorido que destaca o endereço da nova galeria para os transeuntes que transitam pela Rua Arthur de Azevedo, 1343, Pinheiros em São Paulo. Com uma noite regada a prosecco, o renomado escultor, galerista e curador de arte,  Marcelo Neves  assinou uma noite impecável para a inauguração do novo endereço de sua galeria.  No mercado de arte há mais de 20 anos, a galeria Marcelo Neves tem um papel importante no mundo da arte, já construiu a carreira de muitos artistas hoje consagrados no mercado. Marcelo Neves abriu seu novo espaço com mostra coletiva de 16 artistas contemporâneos, entre eles estão: Ara Vilela, Branw, Carlos Araújo, Cynthia Pimentel, Fabrício Silva, Gisele ...

Lançamento da obra Serpente da Alma, em Porto Alegre (RS)

Título: Serpente da Alma Data: 05 de fevereiro Horário: A partir das 18h Local: Café com PANC Endereço: Rua Riachuelo, 990, Centro Histórico de Porto Alegre (RS) A escritora gaúcha Vania Florentino Moletta lançará, no dia 5 de fevereiro, em Porto Alegre, o romance espírita “Serpente da Alma”, publicado pela Pragmatha Editora. A obra apresenta uma narrativa ficcional estruturada em duas partes, conectadas pela trajetória da tribo cigana Serpente Negra ao longo de diferentes períodos históricos, com foco na reencarnação. Atualmente residente no interior da Inglaterra, a autora, nascida no Brasil e com ascendência italiana, afirma que a inspiração para o livro surgiu a partir do convívio com famílias ciganas em um bairro multicultural, onde observou a preservação de tradições, crenças e costumes daquele povo, fora do país de origem. Explica que esse contato motivou pesquisas, registros e entrevistas que embasaram a elaboração da história. A primeira parte do romance é a...

Exposição internacional reúne talentos do Brasil, Inglaterra e Espanha em Londres

  A capital britânica será palco de um encontro artístico multicultural com a exposição coletiva “Artists Throughout the World” , que acontece de 26 de maio a 1º de junho de 2025 na prestigiada Espacio Gallery , localizada no coração do bairro criativo de Bethnal Green ( 159 Bethnal Green Road, London E2 7DG, Reino Unido ). Promovida pela Cia Arte Cultura , em parceria com o Atelier Tsuru e a ImaginArte Gallery , a mostra reúne artistas de três países — Brasil, Inglaterra e Espanha — sob a curadoria do trio internacional composto por Paco de Assis , Eliana Miyuki e Victoria de La Serna . A abertura oficial ( vernissage ) está marcada para o dia 27 de maio , das 18h às 21h , e contará com uma apresentação especial de dança flamenca da artista Carla Faria , que promete encantar o público com a força e a expressividade da cultura espanhola. A exposição celebra a diversidade de linguagens, técnicas e identidades visuais, propondo um diálogo entre diferentes culturas e perspect...

25 Duplas, 25 Histórias: A Magia da Arte Compartilhada

  No último sábado, a Galeria Elisa Murgel inaugurou a Exposição de Arte "Artista Convida Artista", que ficará em exibição até 27 de maio de 2025. Esta mostra se destaca por sua proposta inovadora, reunindo 25 duplas de artistas que apresentam obras feitas em conjunto. O evento promete ser uma experiência autêntica de comunicação criativa, onde diferentes técnicas e formas de expressão artísticas se entrelaçam, resultando em obras originais e impressionantes. A curaria é assinada pelo Prof. Oscar D'Ambrosio , renomada por seu olhar atento à arte contemporânea. O vernissage, realizado no dia 26 de abril, das 15h às 18h, proporcionou aos participantes a primeira chance de experimentar essa troca criativa em um ambiente inspirador. O foco do projeto é a colaboração entre os artistas, um processo que requer sintonia e humildade, promovendo um diálogo enriquecedor entre os criadores visuais. Cada dupla teve a oportunidade de explorar um espaço máximo de 50 cm em qualquer d...

Qual a arte que te habita?

Com uma bagagem relevante em favor da arte, Angela de Oliveira através do Art100 Gallery irá reunir artistas de vários estados brasileiros e alguns internacionais na exposição “Qual a arte que te habita?” no novo endereço da galeria que foi recentemente inaugurado em Porto Alegre localizado à R. Cristóvão Colombo 23. O atendimento da exposição acontece diariamente das 9 às 18 h até o dia 12 de maio. A abertura será no dia 24 de abril com vernissage às 19h30.  A mostra inédita “Qual a arte que te habita?” vai apresentar variado conjunto de obras, em diversos estilos, de artistas consagrados e emergentes, muitos deles que se destacam internacionalmente. A mostra exalta a diversidade da arte e a criatividade brasileira.   Os trabalhos que apresentam estilos diferentes, contemporâneos, que promovem um diálogo sobre a importância da arte são dos artistas: Albeiro Sanchez, Alexandre Fagundes, Ana Arcioni, , Andrea Noronha , Ara Vilela, Carmem Gusmão, Cati Alionis, Claudia ...

Escritor gaúcho recebe nova premiação internacional

O escritor gaúcho Cassiano Gilberto Santos Cabral, autor de sete livros, foi homenageado pela Editora Mágico de Oz com o Prêmio Dante Alighieri, em reconhecimento ao seu trabalho literário. A distinção foi entregue em abril passado, na cidade de Bolonha, Itália. “O prêmio reconhece autores com atuação voltada à literatura e à cultura. A escolha de Cassiano Gilberto Santos Cabral reflete esse critério”, afirmou Izadora Valladares, diretora da editora. A honraria é simbólica e faz parte das ações da editora voltadas à valorização da produção literária em língua portuguesa. Cassiano Santos Cabral já ganhou 16 trofeus,14 medalhas, tem seis livros publicados e já participou em 20 antologias. É Chanceler Honorário das Artes em Londres pela Literarte (Associação Internacional de Artistas e Escritores).

'Ecos do Amanhã': Quando o Presente Encontra o Futuro da Arte

  A Art A3 Gallery  encerra o ano com a exposição “Ecos do Amanhã”. Sob a curadoria de Rosita Cavenaghi , a mostra coletiva será realizada em um encantador sobrado na Rua Santa Justina, 530, na Vila Nova Conceição, São Paulo. A exposição reunirá uma coleção diversificada de obras de artistas que exploram distintos estilos artísticos, apresentando trabalhos de uma riqueza singular. Rosita Cavenaghi enfatiza que a participação de artistas em uma exposição vai além do simples ato de expor quadros. Trata-se de um momento de celebração, descoberta e interação entre artistas, curadores e o público. Nesse ambiente pulsante, as cores se tornam vibrantes, as formas se movimentam e as narrativas se entrelaçam, criando uma experiência única para todos os visitantes. O principal objetivo da exibição é dar visibilidade a um amplo espectro de artistas e suas diversas abordagens na produção artística. Cada pintor e fotógrafo selecionado utiliza técnicas exclusivas e se destaca no cenár...