Pular para o conteúdo principal

Espetáculo AMA-ZONIA - Obra de Valdsom Braga

          Espetáculo AMA-ZONIA - Obra de Valdsom Braga



O Artista visual VALDSOM BRAGA que trafega em várias vertentes da arte apresenta mais uma obra intitulada AMA-ZONIA, em sua estreia dia 1 de fevereiro de 2024(Quinta-feira) em Marabá-PA, única apresentação na cidade amazônica, as 19:30 no ORLA FEST Avenida: Marechal Deodoro número:1200, O Artista Valdsom Braga se apresenta com ator Luciano Szafir seu mais novo espetáculo, AMA-ZONIA - UM OLHAR SOBRE A FLORESTA QUE TRAZ SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE, UMA VIAGEM PARA DENTRO DE SI MESMO.

Um espetáculo para família que mescla música, teatro e formas animadas para contar a história através do personagem o Pescador de Sonhos, personagem vivenciado pelo próprio autor da obra (Valdsom Braga) que encontra com um Indígena (Luciano Szafir).


A peça propõe uma reflexão sobre as consequências do desmatamento e da poluição, por meio de sons, movimentos, bonecos e objetos que se transformam constantemente, mostrando a saga dos heróis bichos e de todos aqueles que sobrevivem no meio da floresta, questionando também, a história traz a memória afetividade e vivências que promove uma auto análise pessoal como que cada um de nós pode colaborar para a preservação e restauro dos ecossistemas.




AMA-ZONIA - possui grande ênfase na visualidade e nas sonoridades da mata, evocando a potência da Amazônia brasileira, na cenografia obras de artes pintadas pelo artista visual Valdsom Braga. Visualmente, temos em cena uma diversidade de texturas, com a mescla de objetos indígenas, sobras e materiais que possibilitam diferentes moldes no espaço, construindo um espetáculo plasticamente instigante.


Valdsom Braga coloca Amazônia no centro de sua ARTE: "O Criador colocou no meio da natureza, os elementos básicos que nos faz compreender o sentido da vida, por isso todo ser que respira contempla sua própria grandeza” O artista Visual Valdsom Braga que trafega em diversas vertentes da arte, protagoniza mais uma experiência incrível, convivendo com povos indígenas, originários da região amazônica, o próprio artista que é amazônico que nasceu na cidade de Marabá – Pá, retorna a suas origens para viver experiências incríveis no meio da floresta amazônica. Depois de viver uma experiência em Istambul na Turquia cuidando de crianças refugiadas da guerra da Síria, agora no meio da floresta amazônica brota inspiração para novo projeto artístico “AMA-ZONIA”




Sobre Luciano Szafir

Luciano Lebelson Szafir (São Paulo, 31 de dezembro de 1968) é um ator, apresentador e ex-modelo brasileiro. Szafir é filho de Gabriel e Betty Szafir. Szafir é descendente de libaneses e judeus asquenazes.


Carreira

Luciano começou a carreira como modelo em 1986, aos dezessete anos, e em 1990 assinou com a Ford Models Brasil, indo morar em Nova Iorque para modelar. Começou trabalhando como ator na Rede Globo em 1997 em um dos papéis centrais de Anjo Mau, emendando outros trabalhos em Labirinto, Aquarela do Brasil, Um Anjo Caiu do Céu e O Clone, além de apresentar o Você Decide durante dois anos. No teatro participou de várias edições da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém: em 2001 fez o papel de Pôncio Pilatos e de 2003 à 2006 interpretou Jesus. Em 2004 protagonizou a telenovela Metamorphoses, da Record TV.


Em 2006, após a criação do RecNov, foi protagonista de Amor e Intrigas e Promessas de Amor e fez outras novelas como Vidas Opostas, Rebelde e Os Dez Mandamentos, além de apresentar o Extreme Makeover Social e o Programa da Tarde.


Vida pessoal

Namorou a apresentadora Xuxa de 1997 a 1999. Juntos, tiveram uma filha, Sasha Meneghel, nascida em 1998.[3] Em 2009 o casal reatou o namoro, mas se separaram poucos meses depois.Em 2011 começou a namorar a empresária Luhanna Melloni, com quem se casou formalmente em 2022. O casal têm dois filhos: David (2013) e Mikael (2015).


Luciano é praticante de jiu-jitsu, atualmente é faixa preta, concedida por Octávio de Almeida.




Autor da Obra AMA-ZONIA

Valdsom Braga

Pós-Graduação Educação em Unidades Especiais:

Faculdade Do Meio Norte Faculdade FAEME - Caroatá-MA 06/2022 Teatro - Produção Cultural e Design : Escola Estadual Escola Estadual de Teatro Prof. José Gomes Campos - Teresina, PI 09/2019 Artes visuais : Universidade Federal UFPI (Universidade Federal Do Piauí) - Teresina, PI 08/2016 Direção de Arte : Fundação Joaquim Nabuco CANNE (Centro Audiovisual Norte-Nordeste).


Coordenando o projeto "Educação Pela Vida. " Trata-se de um projeto desenvolvido para atender às demandas de vulnerabilidade pessoal e social dos alunos da rede pública estadual de ensino, levantadas pela Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), através do Relatório de Monitoramento do Clima Escolar (Checklist). Com base nas informações sobre o clima escolar, introduziu-se a metodologia das Artes Cênicas como estratégia de intervenção, a fim de minimizar os casos de vulnerabilidade no interior das escolas. O projeto é composto por três apresentações teatrais, o monólogo “Quem me roubou de mim?”, o espetáculo “O Pescador de Sonhos” e o monólogo “Precisamos falar de Amor”, protagonizados pelo seu autor – o artista Valdsom Braga. O referido projeto tem como objetivo geral a promoção da valorização da vida, por intermédio da dramatização de conflitos existenciais, visando a expressão de sentimentos reprimidos e a ressignificação de experiências causadoras de sofrimento.


(03/2019 - 02/2022) Coordenação de todas as partes envolvidas no planejamento e execução dos eventos, como parceiros internos e externos, equipes de produção técnica, palestrantes e outros, com foco na satisfação do cliente.


Tanto para as escolas de todo estado, como na programação de TV do canal Educação.


Coordenador de Arte e Ressocialização do presídio Coordenador - Teresina, PI O Projeto Gestão Penitenciária Inclusiva representa um conjunto de práticas inovadoras que confluem para um mesmo resultado: a reinserção social da pessoa hoje privada de liberdade no sistema prisional. A Secretaria de Estado de Justiça do Piauí acredita que apenas um conjunto de práticas de gestão – baseadas em ações aplicadas nas áreas do desenvolvimento humano e social (educação, saúde, trabalho, qualificação profissional, segurança, assistência (01/2016 - 01/2019) social, apoio jurídico e psicológico, dentre outras) – pode garantir o alcance desse resultado.


Dessa forma, o Projeto Gestão Penitenciária Inclusiva engloba as seguintes práticas: Teatro Vivo – A arte possibilita autoconhecimento e potencializa a construção de uma nova visão de mundo e novos projetos de vida.


Nesse sentido, o teatro é utilizado como instrumento transformador da visão de mundo, a partir do olhar interior.


Dois são os projetos de teatro Na coordenação de arte e ressocialização da SEJUS (Secretaria de Justiça do Piauí) desenvolvidos no sistema prisional: Projeto Mulheres de Aço e de Flores e Projeto Espelho da Realidade. Ambos os projetos já foram apresentados, publicamente, no Theatro 4 de Setembro (maior casa de espetáculos do Piauí) e em outros espaços extramuros, colocando, portanto, o detento em contato com o mundo externo, enquanto cumpre sua pena, e, do mesmo modo, fazendo com que a sociedade se aproxime dele, propiciando amplo alcance social, vez que estende-se para além do sistema prisional. Tais projetos possibilitam à pessoa privada de liberdade no presídio a oportunidade de sentir-se cidadã detentora de direitos, assim como quem está fora do sistema prisional, na medida em que o detento e a sociedade civil são colocados em um mesmo espaço, sem quaisquer distinções e barreiras. Mais de 600 reeducandos já foram beneficiados com os projetos, desde sua origem. Alguns reeducandos, mesmo após receberem seus alvarás de soltura, continuam participando dos projetos, dentro dos presídios. Ressalte-se que a parceria entre a Sejus e o Poder Judiciário ajuda na desburocratização da liberação dos reeducandos, a fim de que coloquem em prática os projetos. Coordenados por Valdsom Braga. Atuação de trabalho como, diretor, roteirista, ator, figurinista e cenógrafo. Cenógrafo (Direção de artes) Cenógrafo - Rio de Janeiro, RJ * "Hoje é Dia de Maria" é uma minissérie brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 11 a 21 de janeiro de 2005, em 8 capítulos, com criação, direção e roteiro assinados por Luiz Fernando Carvalho e colaboração de Luís Alberto de Abreu e Carlos Alberto Soffredini . Meu trabalho de cenografia e figurino foi desenvolvido com Lia Renha, responsável geral da cenografia, Valdsom Braga participou como auxiliar.


*"Dois Perdidos numa Noite Suja” Valdsom Braga

Cenografia. Com o ator André Gonçalves no elenco. O espetáculo, escrito em 1966 por Plínio Marcos, readaptado com cenografia de Valdsom Braga, circulou 142 cidades do Brasil e 22 cidades do exterior (01/2005 - 01/2006).


(2018) Diretor, Roteirista, ator e autor do primeiro filme brasileiro feito com atores privados de liberdade do sistema prisional brasileiro, Filme: “A DOR QUE MORA EM MIM”.


(2019) Recebeu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro Menção Honrosa pelo seu trabalho pioneiro de ressocialização através da arte em 16 presídios brasileiros.


(2023) Foi Jurado representado no Estado do Pará, no Arraiá Brasil, em Brasília – DF.


Diretor e criador de mais de 47 espetáculos de teatro.


Link do Espetáculo Ama-Zonia :




Crédito: Divulgação

Fonte: Valdsom Braga

Assessoria de imprensa Lívia Rosa Santana

Comentários

MERECE SUA ATENÇÃO

Brasileiros levam arte contemporânea à histórica Estació del Nord em Valência

Premiadíssimos no Brasil, os artistas Edval Pessoa e Paulo Tosta estão levando o talento nacional à Europa. Durante todo o mês de outubro, eles apresentam suas obras na exposição “Curvas em Movimento” , instalada na icônica Estació del Nord , em Valência , Espanha — um dos marcos arquitetônicos mais emblemáticos do início do século XX. Inaugurada em 1917 e projetada por Demetrio Ribes Marco , a estação é um exemplo notável do estilo modernista , mesclando influências do Art Nouveau e da Secessão de Viena . Sua fachada é adornada com elementos da cultura valenciana, como laranjeiras , barracas tradicionais , trajes típicos e cornucópias repletas de frutos locais . No interior, onde a mostra brasileira ocupa uma sala de vidro, mosaicos de cerâmica coloridos retratam danças regionais, flora e fauna, celebrando a tradição cerâmica da cidade. Localizada no coração de Valência — ao lado da Plaza de Toros e a poucos metros da prefeitura — a Estació del Nord oferece o cenário perfei...

Artista ítalo-brasileira participará da Bienal de Arte de Florença

A artista ítalo-brasileira Roberta Rech foi selecionada para expor seus quadros na “XV Biennale Internazionale d'Arte Contemporanea e Design di Firenze”, também conhecida como Bienal de Florença, uma das maiores exposições de arte do mundo, que será realizada na Itália, de 18 a 26 de outubro, reunindo representantes de 84 países, e promovida pela União Europeia, UNESCO, Ministério da Cultura da Itália, Região da Toscana e Prefeitura de Florença. Nascida em Porto Alegre, em 1999, Roberta é cidadã italo-brasileira e reside em Roma, onde desenvolve sua pesquisa artística e cursa mestrado na Università La Sapienza di Roma. “Uso a pintura como uma alternativa à realidade. A androgenia dos corpos, junto aos elementos irreais das telas, é um convite para uma imersão imaginária e alternativa de tudo que conhecemos na normatividade da vida”, define a artista. Seu talento para a pintura teve início em 2020, durante a pandemia de Covid-19. O isolamento social e as incertezas sobre o futuro fo...

Fronteiras Coloridas: A Arte da Amizade Brasil-Alemanha

  A exposição “CORES DA AMIZADE” será realizada na Alemanha, celebrando os 200 anos de imigração alemã no Brasil, no Museu Hunsrück, em Simmern. Com curadoria de Sandra Setti, a mostra contará com 16 artistas brasileiros e 17 artistas alemães, cada um trazendo uma perspectiva única sobre a temática cultural compartilhada entre os dois países. Após o vernissage no dia 27 de outubro, a exposição estará aberta ao público até 10 de novembro, oferecendo visitação gratuita. As obras incluirão diversas correntes artísticas, como naif, fauvista, realista, construtivista e expressionista, refletindo uma configuração contemporânea. A seleção dos artistas brasileiros foi feita com base em suas temáticas, tendências e estilos, permitindo uma apresentação diversificada da cultura brasileira. Essa combinação promete enriquecer a experiência dos visitantes, destacando a importância da conexão cultural entre Brasil e Alemanha. Entre os participantes brasileiros estão: Adelio Sarro, Alice Vilhe...

Inauguração da Marcelo Neves Art Gallery

  Construir, criar e ser capaz de traduzir um desejo é uma  arte ! E ficou linda a  fachada  que a nova galeria de Marcelo Neves apresentou ontem, em noite de vernissage, para seus convidados. O destaque em meio a sua tradicional logomarca é a arte produzida por Branw. Um grafite alegre, colorido que destaca o endereço da nova galeria para os transeuntes que transitam pela Rua Arthur de Azevedo, 1343, Pinheiros em São Paulo. Com uma noite regada a prosecco, o renomado escultor, galerista e curador de arte,  Marcelo Neves  assinou uma noite impecável para a inauguração do novo endereço de sua galeria.  No mercado de arte há mais de 20 anos, a galeria Marcelo Neves tem um papel importante no mundo da arte, já construiu a carreira de muitos artistas hoje consagrados no mercado. Marcelo Neves abriu seu novo espaço com mostra coletiva de 16 artistas contemporâneos, entre eles estão: Ara Vilela, Branw, Carlos Araújo, Cynthia Pimentel, Fabrício Silva, Gisele ...

Exposição internacional reúne talentos do Brasil, Inglaterra e Espanha em Londres

  A capital britânica será palco de um encontro artístico multicultural com a exposição coletiva “Artists Throughout the World” , que acontece de 26 de maio a 1º de junho de 2025 na prestigiada Espacio Gallery , localizada no coração do bairro criativo de Bethnal Green ( 159 Bethnal Green Road, London E2 7DG, Reino Unido ). Promovida pela Cia Arte Cultura , em parceria com o Atelier Tsuru e a ImaginArte Gallery , a mostra reúne artistas de três países — Brasil, Inglaterra e Espanha — sob a curadoria do trio internacional composto por Paco de Assis , Eliana Miyuki e Victoria de La Serna . A abertura oficial ( vernissage ) está marcada para o dia 27 de maio , das 18h às 21h , e contará com uma apresentação especial de dança flamenca da artista Carla Faria , que promete encantar o público com a força e a expressividade da cultura espanhola. A exposição celebra a diversidade de linguagens, técnicas e identidades visuais, propondo um diálogo entre diferentes culturas e perspect...

25 Duplas, 25 Histórias: A Magia da Arte Compartilhada

  No último sábado, a Galeria Elisa Murgel inaugurou a Exposição de Arte "Artista Convida Artista", que ficará em exibição até 27 de maio de 2025. Esta mostra se destaca por sua proposta inovadora, reunindo 25 duplas de artistas que apresentam obras feitas em conjunto. O evento promete ser uma experiência autêntica de comunicação criativa, onde diferentes técnicas e formas de expressão artísticas se entrelaçam, resultando em obras originais e impressionantes. A curaria é assinada pelo Prof. Oscar D'Ambrosio , renomada por seu olhar atento à arte contemporânea. O vernissage, realizado no dia 26 de abril, das 15h às 18h, proporcionou aos participantes a primeira chance de experimentar essa troca criativa em um ambiente inspirador. O foco do projeto é a colaboração entre os artistas, um processo que requer sintonia e humildade, promovendo um diálogo enriquecedor entre os criadores visuais. Cada dupla teve a oportunidade de explorar um espaço máximo de 50 cm em qualquer d...

Qual a arte que te habita?

Com uma bagagem relevante em favor da arte, Angela de Oliveira através do Art100 Gallery irá reunir artistas de vários estados brasileiros e alguns internacionais na exposição “Qual a arte que te habita?” no novo endereço da galeria que foi recentemente inaugurado em Porto Alegre localizado à R. Cristóvão Colombo 23. O atendimento da exposição acontece diariamente das 9 às 18 h até o dia 12 de maio. A abertura será no dia 24 de abril com vernissage às 19h30.  A mostra inédita “Qual a arte que te habita?” vai apresentar variado conjunto de obras, em diversos estilos, de artistas consagrados e emergentes, muitos deles que se destacam internacionalmente. A mostra exalta a diversidade da arte e a criatividade brasileira.   Os trabalhos que apresentam estilos diferentes, contemporâneos, que promovem um diálogo sobre a importância da arte são dos artistas: Albeiro Sanchez, Alexandre Fagundes, Ana Arcioni, , Andrea Noronha , Ara Vilela, Carmem Gusmão, Cati Alionis, Claudia ...

Escritor gaúcho recebe nova premiação internacional

O escritor gaúcho Cassiano Gilberto Santos Cabral, autor de sete livros, foi homenageado pela Editora Mágico de Oz com o Prêmio Dante Alighieri, em reconhecimento ao seu trabalho literário. A distinção foi entregue em abril passado, na cidade de Bolonha, Itália. “O prêmio reconhece autores com atuação voltada à literatura e à cultura. A escolha de Cassiano Gilberto Santos Cabral reflete esse critério”, afirmou Izadora Valladares, diretora da editora. A honraria é simbólica e faz parte das ações da editora voltadas à valorização da produção literária em língua portuguesa. Cassiano Santos Cabral já ganhou 16 trofeus,14 medalhas, tem seis livros publicados e já participou em 20 antologias. É Chanceler Honorário das Artes em Londres pela Literarte (Associação Internacional de Artistas e Escritores).

'Ecos do Amanhã': Quando o Presente Encontra o Futuro da Arte

  A Art A3 Gallery  encerra o ano com a exposição “Ecos do Amanhã”. Sob a curadoria de Rosita Cavenaghi , a mostra coletiva será realizada em um encantador sobrado na Rua Santa Justina, 530, na Vila Nova Conceição, São Paulo. A exposição reunirá uma coleção diversificada de obras de artistas que exploram distintos estilos artísticos, apresentando trabalhos de uma riqueza singular. Rosita Cavenaghi enfatiza que a participação de artistas em uma exposição vai além do simples ato de expor quadros. Trata-se de um momento de celebração, descoberta e interação entre artistas, curadores e o público. Nesse ambiente pulsante, as cores se tornam vibrantes, as formas se movimentam e as narrativas se entrelaçam, criando uma experiência única para todos os visitantes. O principal objetivo da exibição é dar visibilidade a um amplo espectro de artistas e suas diversas abordagens na produção artística. Cada pintor e fotógrafo selecionado utiliza técnicas exclusivas e se destaca no cenár...

"O Caminho da Arte" será celebrado com inauguração

  O projeto “O Caminho da Arte” chega a sua terceira edição neste 2024. Criado pela galerista e curadora Rosita Cavenaghi da Art A3 Gallery a exposição coletiva acontece no novo endereço da galeria, agora ampliado em um charmoso sobrado localizado na Rua Santa Justina, 530 - Vila Nova Conceição em São Paulo e contará com um acervo com múltiplas obras de artistas selecionados, em vários estilos artísticos distintos. Rosita aponta que a participação de artistas em uma exposição de arte é um evento que transcende o mero ato de pendurar quadros nas paredes. É um momento de celebração, descoberta e conexão entre artistas, curadores e o público. Nesse cenário vibrante, as cores ganham vida, as formas dançam e as histórias se entrelaçam. Participam de “O Caminho da Arte” os artistas Amin, Antonio Carlos Germano, Ara Vilela, Adelia Clavien, Celau, Cristiane Maschietto, Don Vargas, Elisabeth Wortsman, Fatima Marques, Gisele Faganello, Glauco Cibella, Heloisa Castor, Josie Mengai, J...